A 8 de março de 2025, celebra-se o Dia Internacional da Mulher sob o tema, Para todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade, poder

O tema deste ano convida à ação para o fomento da igualdade de direitos, poder e oportunidades para todos, sendo objetivo central a capacitação da próxima geração, principalmente as jovens mulheres e adolescentes, muitas vezes as grandes catalisadoras de mudanças.
O ano de 2025 representa, também, um momento crucial uma vez que assinala o 30.º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim. Este documento continua a ser o mais progressivo e amplamente divulgado no que respeita aos direitos das mulheres e jovens em todo o mundo. Ele transformou a agenda dos direitos das mulheres, influenciando áreas como proteção legal, acesso a serviços, envolvimento juvenil e a mudança de normas sociais e estereótipos.
Paralelamente, 2025 distancia-nos apenas 5 anos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo urgente enfrentar questões como justiça climática e o poder das tecnologias digitais. O contexto também inclui crises globais que afetam diretamente as mulheres, como insegurança crescente e os conflitos armados que, em 2024, afetaram 612 milhões de mulheres e jovens.
A campanha global das Nações Unidas promove as seguintes ações principais:
- Fomentar a salvaguarda dos direitos humanos das mulheres e jovens, combatendo as diversas formas de violência, discriminação e exploração
- Promover a igualdade de oportunidades, observando a inclusão e o respeito
- Garantir um acesso inclusivo e global à educação, emprego, liderança e espaços de decisão